sábado, 5 de junho de 2010


Semana da Arte Moderna

A semana da ‘Arte Moderna’
A Semana de Arte Moderna aconteceu durante os dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Cada dia da Semana foi dedicado a um tema: pintura e escultura, poesia e literatura e por fim, música. Apesar de ser conhecida como a Semana da Arte Moderna, as exposições aconteceram somente nesses três dias:

No dia 13, Graça Aranha proferiu a conferência "A emoção estética na arte", na qual elogiou os trabalhos expostos, investiu contra o academicismo, criticou a Academia Brasileira de Letras e proclamou os artistas da Semana como personagens atuantes na "libertação da arte.
No dia 15, Oswald de Andrade leu alguns de seus poemas e Mário de Andrade fez uma palestra intitulada "A escrava não é Isaura", onde se referia ao "belo horrível" e evocava a necessidade do abrasileiramento da língua e da volta ao nativismo.
Na noite do dia 17, houve a apresentação de Villa-Lobos. A Semana prestigiou e promoveu o talento do artista, transformando-o, pela boa acolhida do grande público, na figura máxima do período nacionalista do qual se insere a produção musical modernista.
Alguns autores famosos que participaram da semana da arte moderna.
Anita Malfatti
Anita Malfatti nasceu em São Paulo, em 1889. Filha de Samuel Malfatti, engenheiro italiano e Elisabete, pintora e desenhista americana, teve suas primeiras aulas com sua mãe. Formou-se em 1908 pelo Mackenzie e começou a lecionar, ajudando a sua mãe que, ao ficar viúva passou a dar aulas.
Anita embarcou para a Alemanha em 1910 com a finalidade de estudar pintura e matriculou-se no ano seguinte na Academia Real de Belas Artes em Berlim.A partir da década de 1930 a artista "instalou-se" nos movimentos de classe dos artistas plásticos, assim, ajudou a fundar a Sociedade Pró-Arte Moderna.Alguns anos mais tarde se tornou presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos!
Anita Catarina Malfatti faleceu em 6 de novembro de 1964 em São Paulo.

John Graz
John Lois Graz nasceu em Genebra em 12 de abril de 1891. John cursou arquitetura, decoração e pintura na escola de Belas Artes em Genebra em 1908 onde ganhou por duas vezes uma bolsa de estudos na Espanha. Após de seu casamento com Regina Gomilde, John veio ao Brasil no ano de 1920 quando tinha 29 anos.
Em 1922 participou da semana de arte moderna expondo 7 telas no teatro Municipal. Nesta época John Graz foi grande um grade amigo de Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Menotti del Picchia, Guilherma de Almeida, Brecheret, Di Cavancalti e Tarsila do Amaral.
Graz começou suas atividades como decorador de interiores de mansões paulistas da época que tornou-se sua principal ocupação.
John Lois Graz morreu em São paulo em 27 de outubro de 1980 aos 89 anos.

Ernani Braga
Ernani Braga nasceu no Rio de Janeiro em 10 de Janeiro em 1888, escritor e compositor, filho de portugueses, estudou piano com os melhores professores da época. Foi recompensado com uma bolsa de estudos na França onde conheceu sua esposa Eponina D'Atri.Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo ao lado de Villa Lobos, como seu interprete.Em 1927, em turnê de concertos pelo norte do país, resolveu se fixar.Em 1928, foi crítico musical do jornal “A Província”.Em 1930, fundou o Conservatório de Recife e a Orquestra Sinfônica de Pernambuco.Foi professor do Maestro Camargo Guarnieri.
Algumas obras:Rosa Flor.; Seu Tonho.; Vi e ouvi por ai.; Báratro.; Uma centena de pensamentos.


Mário de Andrade
Mario Raul de Morais Andrade,nasceu em São Paulo,9 de outubro de 1893 e faleceu em São Paulo,25 de fevereiro de 1945,Mário de Andrade foi um poeta, romancista, crítico de arte, musicólogo, professor universitário e ensaísta, considerado unanimidade nacional e reconhecido por críticos como o mais importante intelectual brasileiro do século XX.Participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 22.
De acordo com o catálogo da mostra, participavam da Semana os seguintes artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos;
Marcavam presença, ainda, Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura.
Além disso, havia escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida.
Na música, estiveram presentes nomes consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana.